Curso de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR)

Antes de começar a ler as informações abaixo sobre o Curso Baseado em Atenção Plena, convido a fazer uma pausa e considerar o que o(a) trouxe a este ponto. O que está na sua mente, coração e corpo que o levou a exibir esta página na tela deste computador? Permita-se pausar por 10 ou 20 segundos para ter uma noção clara do que o(a) trouxe até aqui.

Muito provavelmente, já identificou rapidamente um “problema” ou “desafio” que enfrenta na sua vida. Isso é algo que faz com que você sofra de alguma forma, física, emocional ou espiritualmente. Entre as dificuldades que as pessoas relatam quando se inscrevem no curso de mindfulness pode-se encontrar:

• Dor crônica

• Stress

• Ansiedade e preocupação (ruminação)

• Doenças médicas crónicas ou com risco de vida

• Depressão

• Dificuldades de relacionamento

• Problemas com substâncias

• Distúrbios de sono

• Hipertensão

• Dores de cabeça

• Luto e perda

 

Agora, pare um momento para se afastar da sua definição do problema ou problemas e observe que havia também um aspeto seu que estava consciente dessa(s) dificuldade(s) e estava aberto a trabalhar com tais desafios de uma forma diferente. Afinal, se você estivesse satisfeito(a) com a forma como tem lidado com as coisas que enfrenta na vida, teria procurado um programa de redução do stress? Talvez aquela “voz interior” estivesse a pedir paz, equilíbrio, equanimidade ou um sentimento de controlo.

Essa consciência pode ser explicada de várias formas, mas gostamos de considerá-la como a sua sabedoria interior. Você tem aquela sensação do que parece certo ou errado para si desde que se lembra, embora provavelmente tenha havido momentos em que não conseguiu ouvir, ignorou ou entendeu mal. Essa sabedoria interior conhece o princípio fundamental sobre o qual a base dos programas de atenção plena é construída, que há mais coisas certas para si do que erradas.

Este curso de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) (e outros programas de mindfulness) são diferentes de qualquer tipo de programa que você possa ter encontrado antes. Eles envolvem o cultivo de um relacionamento diferente entre você e as coisas que o desafiam na sua vida, e depende totalmente das ferramentas que você já possui. Especificamente, a atenção plena ajuda a conectar com a capacidade de não julgar, ser compassivo, paciente, presente e consciente. Você não teria chegado tão longe se essas qualidades não existissem em algum lugar dentro de si.

No entanto, só porque você tem sabedoria interior e recursos para lidar de forma diferente com a sua vida e todos os seus aspetos, não significa que os use rotineiramente. A maioria de nós está no “piloto automático” a maior parte do dia e tende a reagir muito mais do que responder às decisões e situações que enfrentamos. Os meus cursos têm como objetivo desenvolver a capacidade inata de cultivar a atenção plena em vez do “piloto automático”, com o qual todos estamos familiarizados. São aqueles momentos em que não temos consciência de onde estamos, o que estamos a sentir e por que estamos a fazer o que fazemos. Frequentemente, esses são os momentos que mais contribuem para o nosso sofrimento. Alguns exemplos são: comer alimentos que sabemos que seria melhor não comer; passar tempo com pessoas que nos causam grande dificuldade ou dor emocional; ou envolver-se em atividades stressantes, prejudiciais ou que distraem desnecessariamente.

 

O foco e a intenção deste curso é reconectá-lo(a) com essa sabedoria interior e conhecimento profundo que reside dentro de si. O Mindfulness tem sido amplamento estudado e existem hoje em dia um conjunto enorme e crescente de pesquisas que apoiam a sua utilidade para resolver os tipos de problemas que descrevi.

Esta é uma oportunidade para se redescobrir e conectar-se com as qualidades e forças que você possui no fundo. Sente-se, reserve um momento para tomar consciência do espaço em que está, as sensações no seu corpo, os pensamentos na sua mente e os sentimentos no seu coração. Você está a sentir-se curioso(a), animado(a), cético(a), nervoso(a), esperançoso(a) ou entediado(a)? Você está consciente das sensações físicas de tensão, dor, calor ou dormência? Você consegue manter todas as coisas incríveis e variadas na sua consciência por um momento sem ter que mudá-las, apagá-las ou perder-se nelas? Você pode experimentar este exato momento pela coisa preciosa, fugaz e bela que é?

Você acabou de experimentar um pouco de sua própria capacidade de ser consciente e convido-o a cultivá-la ainda mais ao participar no programa baseado em consciência plena que ofereço.

São aconselháveis 8 sessões para sentir os benefícios das mesmas. A partir da 8ª sessão, a pessoa acompanhada decide se pretende continuar ou não

Veja todos os serviços:

Sessões Individuais de Mindfulness

Curso de Introdução 

de Mindfulness

Curso o Poder de

Estar Presente

Workshops de

Sensibilização

Mindfulness

Mindfulness para

Crianças e Jovens

Retiros de Silêncio

Curso de Redução de

Stress Baseado em

Mindfulness (MBSR)

Mindfulness para

Atletas